Nasceu em 1710, em Itu, SP.
Não deve ser confundido com seu avô, o bandeirante Capitão Salvador Jorge Velho.
Foi o mais velho dentre os oito filhos do Capitão Domingos Jorge da Silva e de Margarida de Campos Bicudo.

Casou-se em 1739, em Mogi Guaçu, SP, com Genebra Maria Machado de Vasconcellos, nascida em Jacareí, SP, filha de Manoel Machado de Oliveira Fagundes e de Anna das Neves Gil.

Aos vinte e sete dias do mes de Settembro de mil sete centos secenta e oyto anos, nesta freguesia, em o Sitio onde mora a contrahente, pelas duas horas da tarde pouco mais ou menos, precedendo provisam do Reverendo Senhor Doutor Vigario Capitular Manoel Jose Vaz, passada aos vinte e dous dias do mes presente, e mais outra provisão do mesmo dito Senhor Doutor Vigario Capitular para se casarem os contraentes em o Sitio da contrahente, passada tambem aos vinte e dous dias deste mes, se recebeu por palavras de prezente, em minha presença, na forma do Sagrado Concil. Trident. e Constit., o Capitam mor SALVADOR JORGE VELHO, natural da freguesia de Ytú, viúvo de Dona Genebra Maria Machada, e filho legitimo do Sargento mor Domingos Jorge da Sylva, natural da cidade de Sam Paulo, e de Dona Margarida de Campos Bicuda, natural desta freguesia, netto paterno de Salvador Jorge Velho, natural da cidade de Sam Paulo, e de sua mulher Margarida da Sylva, natural da cidade de Sam Paulo, e netto materno de Manoel de Campos Bicudo, natural desta freguesia, e de sua mulher Luzia Leme de Barros, natural da cidade de Sam Paulo, e o contrahente morador na freguesia de Araritaguaba, com D. Messia da Sylva Franca, natural da freguesia da Conceyçam dos Guarulhos, viúva do Capitam mor Pantaleam Pedrozo da Sylva, e filha legitima do Coronel Antonio da Cunha de Abreu, natural da cidade de Sam Paulo, e de Dona Maria Franca de Oliveyra, natural da freguesia de Juquiri, netta paterna de Estevam da Cunha de Abreu e de sua mulher Messia da Sylva, naturaes da cidade de Sam Paulo, e netta materna de Joam de Camargo Pimentel e de sua mulher Maria Franca de Oliveyra, naturaes da cidade de Sam Paulo, e a contrahente moradora nesta freguesia; foram testemunhas, alem de varias pessoas que se acharam presentes, Manoel das Neves Pires e sua mulher Feliciana Franca, moradores nesta freguesia, Joam do Prado de Camargo e sua mulher Mariana Buena de Camargo, moradores na freguesia de Sam Joam de Atibaya, de que faço este assento, em que me assigno com as duas testemunhas abayxo assignadas. Dia mes e anno ut supra.
Após a morte de Margarida, Salvador casou-se pela segunda vez, em 27 de Setembro de 1768, em Santana do Parnaíba, SP, com Mécia da Silva Franco, viúva do Capitão-mor Pantaleão Pedroso da Silva (filho de Pantaleão Pedroso da Silva e de Isabel Cardoso), filha do Coronel Antonio da Cunha de Abreu e de Maria Franco de Oliveira. Mécia faleceu em 1803, em Itu, SP. Sem filhos deste segundo casamento.
Salvador foi Capitão-mor na vila de Itu.
Em seguida, mudou-se para Cuiabá, MT.
Em 8 de Janeiro 1771, em Cuiabá, escreveu uma carta a Luís Pinto de Sousa, Governador da Capitania de Mato Grosso, expondo suas dificuldades na faiscação de ouro, comentando a perseguição pessoal que lhe movia o Juiz de Fora de Cuiabá, e solicitando amparo e proteção.
Estabeleceu-se no arraial de São Pedro del Rey, no pantanal mato-grossense, onde se dedicou à mineração de ouro (que havia sido descoberto em 1777).

Poconé (São Pedro Del Rey), MT
Salvador faleceu em 1792, no arraial de São Pedro Del Rey (atual município de Poconé, MT).
Foi pai de quatro filhos e cinco filhas:
1.1. Anna Gertrudes Maria das Neves, casada com o Capitão Francisco Xavier de Oliveira Bueno, filho de João do Prado de Camargo e de Marianna Bueno de Camargo.
1.2. Escholástica Francisca Xavier de Campos Machado, casada em 1761, em Itu, com o Capitão Gonçalo Vaz Botelho, filho de Miguel de Arruda e Sá e de Maria de Almeida Pimentel . Gonçalo faleceu em 1801, em Porto Feliz, SP. Sem filhos deste casamento. Escholástica casou-se também com o Capitão Ignácio de Arruda Leite.
Ignácio residiu em Araritaguaba (atual Porto Feliz), SP.
1.3. Maria Paula Machado, casada em 1778, em Itu, com o Capitão Antonio de Barros Penteado, filho do Capitão Fernão Paes de Barros e de Ângela Ribeiro Leite. Antonio faleceu em 1820, em Itu.
1.4. Maria Luzia, casada com Felisberto Castanho Lara.
1.5. Margarida Maria de Campos, casada com Francisco de Campos Pires, filho de Mathias de Campos e de Margarida da Silva de Moraes. Margarida faleceu 1760, em Itu, e Francisco casou-se pela segunda vez, em 1761, em Itu, com sua prima, Maria de Campos Almeida, filha de Felipe de Campos Bicudo e de Isabel de Arruda.
1.6. Domingos Jorge Velho. Sem filhos.
1.7. Bento. Faleceu na infância.
1.8. Antonio Pires. Faleceu na infância.
1.9. Manoel José Velho Machado. Solteiro.