Nasceu em 1642, em São Paulo, SP.
Foi o segundo dentre os cinco filhos do açoriano Mathias Cardoso de Almeida e da brasileira Isabel Furtado (Prado).
Casou-se com Anna Maria Raposo da Silveira, filha do português Capitão-mor Antonio Raposo da Silveira e da brasileira Maria Raposo de Siqueira. Após a morte de Salvador, Anna Maria casou-se pela segunda vez, com Paulo da Fonseca Bueno, filho de Diogo Bueno e de Maria de Oliveira, a Filha. Paulo faleceu em 1702, em São Paulo, SP.
Salvador recebeu do sogro, como dote, a propriedade do ofício de juiz de órfãos da vila de São Paulo.
Existem até hoje inúmeros documentos assinados por ele em seu ofício de juiz de órfãos.

Assinatura de Salvador Cardoso de Almeida (1679)
Salvador faleceu em 1690 (com testamento escrito em 1685).
Foi pai de cinco filhos e cinco filhas:
1.1. José Raposo da Silveira, nascido em 1672, em São Paulo, SP (batizado em 1º de Janeiro de 1673).
1.2. Domingos Cardoso.
1.3. Isabel da Silveira Cardoso, casada com o Capitão Francisco de Camargo Pimentel, filho do Capitão Marcelino de Camargo e de Mécia Ferreira Pimentel de Távora. Francisco faleceu em 1724, e Isabel em 1736, ambos em Atibaia, SP.
1.4. Maria Cardoso de Almeida, casada em 1690, em Guarulhos, SP, com Ignácio Lopes Munhoz, nascido em 1657, em São Paulo, SP, filho de André Lopes Maciel e de Catharina Paes (Munhoz). Maria faleceu em 1749.
1.5. Mathias Cardoso de Almeida. Mathias faleceu em 29 de Março de 1732. Solteiro, mas deixou filhas naturais.
1.6. Antonio Cardoso da Silveira, casado com Maria de Pontes Pires, filha de José Domingues de Pontes e de sua segunda esposa, Anna Maria das Neves Pires. Sem filhos deste casamento (porém Antonio teve filhos naturais com Joanna da Silva). Após a morte de Antonio, Maria casou-se pela segunda vez, com Lucas de Camargo Ortiz, filho do Coronel Lucas de Camargo Ortiz e de Isabel Rodrigues. Lucas (o filho) faleceu em 1725.
1.7. Anna Maria da Silveira, casada em 1705, em São Paulo, SP, com seu primo, o Capitão Balthazar da Veiga Bueno, filho de Balthazar da Costa Veiga e de Maria Bueno de Mendonça. Após a morte de Anna, Balthazar casou-se pela segunda vez, com Rosa Freire de Godoy, filha de Lourenço Correa de Moraes e de Maria Freire de Godoy. Balthazar faleceu em 1739, e Rosa casou-se pela segunda vez, em 1747, em Guarulhos, com o Capitão João da Cunha Pinto, filho de José Pinto Carassa e de Marianna da Cunha.
1.8. Marianna Cardoso, casada com Bernardo de Moura.
1.9. Salvador Cardoso de Almeida, nascido em 1689, em São Paulo, SP (batizado em 8 de Setembro de 1689). Casou-se com Anna Pedroso de Almeida, filha de Francisco Pedroso de Almeida e de Águeda Machado. Salvador faleceu em 8 de Janeiro de 1758, em São Paulo, SP.
1.10. Anna Cardoso de Almeida, nascida entre 1685 e 1690. Casou-se com Manoel Ferreira.
Manoel e Anna foram moradores em Congonhas, MG.