Capitão-mor Antonio Correa de Lemos
Nascimento: 29-Dez-1651
Origem: São Paulo, SP

Nasceu em 1651, em São Paulo, SP (batizado em 29 de Dezembro de 1651).

 

Aos 24 de Dezembro baptizei e pus os santos oleos a ANTO, filho de Anto Correa de Lemos e de Ma de Quadros, padrinho Po Barboza e madrinha [.......].

 

Foi o mais velho dentre os cinco filhos de Antonio Correa de Lemos, o Velho, e de Maria de Quadros (Castilho).

Casou-se com Marianna da Luz do Prado, filha do Capitão João Lopes de Medeiros e de Marianna da Luz.

 

 

Em 1677, como Capitão de Infantaria de Ordenança, Antonio tinha "a prática da disciplina militar" e supervisionava o "descobrimento de minas de prata".

Em 1677, recebeu terras de sesmaria em Caaguaçu, no atual município de Ribeirão Pires, SP. Segundo o documento de posse, "... as quais terras lhe concedo para que as haja, logre e possua como coisa própria, tanto ele como todos os seus herdeiros ascendentes e descendentes, sem pensão, nem tributo algum mais que os dízimos dos frutos que nelas tiver, reservando os paus reais que nas ditas terras houverem para embarcações. E cultivará as ditas terras de maneira que dêem frutos, e dará caminhos públicos e particulares onde forem necessários para fontes, pontes, portos, pedreiras, como é estilo. E não venderá as terras sem expressa ordem, e será obrigado a cultivá-las, demarcá-las e confirmá-las".

Residiu no local que hoje se chama Pilar Velho, em Ribeirão Pires.

Em Março de 1703, assumiu o "real serviço" de Capitão-mor da Capitania de São Paulo e São Vicente, cargo que exerceu até 1706.

No início do século XVIII foi acometido por grave moléstia "que por pouco não lhe tira a vida". Muito doente, fez pedido e promessa à Nossa Senhora do Pilar, implorando pela própria cura. Após se restabelecer, cumprindo o prometido, construiu sobre uma colina especialmente escolhida, uma capela de taipa de pilão em honra e devoção à Nossa Senhora do Pilar.

Em 25 de Março de 1714, a capela recebeu a bênção inaugural. A aldeia que se formou ao redor da capela se transformou no atual município de Ribeirão Pires, cuja fundação se comemora no dia da bênção da capela.

 

http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/novosite/upload/okokok.JPG     

Capela de Nossa Senhora do Pilar, 1714, Ribeirão Pires

 

Aos vinte e tres dias do mes de Julho de mil setecentos trinta e sinco annos, falesceu da vida presente com todos os Sacramentos ANTONIO CORREA DE LEMOS, foy sepultado na Capella da Ordem Terceyra de Nossa Senhora do Carmo, e amortalhado no mesmo habito; era natural desta cidade e nella morador, deyxou se lhe fizese por sua alma hum officio de corpo presente, e se lhe dicesem cento e nove missas a saber: sincoenta a Santissima Trindade, sincoenta por sua alma, tres ao Anjo da Guarda, tres ao santo de seu nome, tres a Nossa Senhora do Carmo, deyxou por seos testamenteyros a seu filho Antonio Correa de Lemos, a Lourenço Correa de Lemos, Francisco Correa de Lemos, cal não dice, de que fis este termo que assigney.

 

Antonio faleceu em 23 de Julho de 1735, em São Paulo, SP, e foi sepultado na capela que construiu em Ribeirão Pires.

Foi pai de sete filhos e quatro filhas:

1.1. João Correa de Lemos, nascido em 1693, em São Paulo, SP (batizado em 5 de Julho de 1693). Casou-se com Maria Leite de Barros, filha de João Correa Penteado e de Isabel Paes de Barros [citados em 1.10.]. Maria faleceu em 1768, em São Paulo, SP.

1.2. Capitão Manoel Correa de Lemos, nascido em 1696, em São Paulo, SP (batizado em 2... de Abril de 1696).

1.3. Theresa, nascida em 1697, em são Paulo, SP (batizada em 11 de Julho de 1697).

1.4. Capitão Antonio Correa de Lemos, nascido em 1699, em São Paulo, SP (batizado em 4 de Janeiro de 1699). Casou-se em 1728, em Cotia, SP, com Clara de Miranda, filha do Capitão Paschoal Leite Penteado e de Luzia Leme de Barros.

 

 

Após a morte de seu pai, Francisco foi encarregado de cuidar da Capela de Nossa Senhora do Pilar (juntamente com o escravo Ignácio).

 

1.5. Capitão Lourenço Correa de Lemos, nascido em 1703, em São Paulo, SP (batizado em 4 de Fevereiro de 1703). Casou-se em 1733, em Santana do Parnaíba, SP, com Isabel Paes da Silva, filha de Francisco de Carvalho Soares e de Anna da Silva. Lourenço faleceu em 1766, em Santana do Parnaíba.

1.6. Maria da Luz, casada com o Sargento-mor Thomé Álvares Furtado, filho de Salvador Furtado de Siqueira e de Maria Garcia Bernardes.

1.7. Isabel Correa do Prado, casada com Manoel Pires do Prado.

1.8. Capitão Salvador Correa de Lemos, nascido em 1709. Casou-se com Luzia Leme de Barros, nascida em 1725, filha de Francisco Barbosa de Lima e de Maria Pires de Barros. Luzia faleceu em 1789, e Salvador em 1794, ambos em Santana do Parnaíba.

1.9. Rosa Maria da Luz do Prado, casada em 1729, em São Paulo, SP, com Antonio Rodrigues Penteado, nascido em 1697, filho de João Correa Penteado e de Isabel Paes de Barros [citados em 1.1.].

1.10. Capitão Francisco Correa de Lemos, casado em 1739, em Itu, SP, com Isabel Pires de Moraes, filha de Matheus Mendes de Castilho e de Margarida da Silva.

1.11. Capitão José Correa de Lemos, nascido em 1715. Solteiro. José faleceu em 1778, em Santana do Parnaíba.

 

[+] Fontes e comentários